sexta-feira, 30 de abril de 2010

Neiva Chaves Zelaya



Neiva Chaves Zelaya, Tia Neiva, Mãe Neiva, Nossa Mãe, Agla Koatay 108. São várias as formas que podemos nos dirigir a esta mulher, que foi um ser extraordinário que recebeu e estruturou esta Doutrina do Amanhecer em cada um de nós.

O potencial de Tia Neiva não pode ser resumido na clarividência, pois ela foi dotada de mediunidade universal, isto é, possuía todos os tipos de mediunidade, qualidade peculiar de um ser Iluminado.

Essa condição permitiu que, dentro de modesta e simples condições, Tia Neiva vivesse e agisse, simultaneamente, em vários planos existenciais com plena consciência em cada um desses planos, visualizando o passado ou o futuro, traduzindo suas visões em termos coerentes e racionais.

Podia ver e conversar com seres de outras dimensões e de planos inferiores ou superiores, realizava transportes e desdobramentos, o que permitiu que fizesse um curso no Tibete, com o Mestre Humarram, sem que seu corpo físico de deslocasse do Vale do Amanhecer.

Em 1958 deixou o Núcleo Bandeirante, onde começara sua missão espiritualista, e fundou, em 8 de novembro de 1959, a União Espiritualista Seta Branca - UESB, na Serra do Ouro, próximo a Alexânia, Goiás, dando início à missão que recebera de Pai Seta Branca. Em 9 de novembro de 1959 ingressou na Alta Magia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em 1964 mudou-se para Taguatinga, onde funcionou a Ordem Espiritualista Cristã, transferindo-se para cá, em novembro de 1969.

Pela Doutrina, Tia Neiva implantou a importante conduta doutrinária em seus médiuns, capacitando-os ao atendimento sob a ação das forças iniciáticas, sem precisar da manifestação dos pacientes, que não precisam revelar quem são, o que fazem ou de onde vêm.

Vivificando o Evangelho de Jesus, simples e humana, foi Tia Neiva uma grande mãe para todos nós, sempre nos tratando com amor e carinho, compreensão e tolerância, suavemente nos impondo o respeito e a obediência a ela devidos como líder de uma Corrente cuja grandeza e limites não podemos alcançar.

Sua vida, suas dificuldades, seu sofrimento, sua Doutrina, de tudo consta uma grande parte nos diversos trabalhos elaborados por seu companheiro, o Trino Tumuchy, Mestre Mário Sassi.

No Evangelho de João (XIV, 12 a 17 e 26), nos é transmitida a palavra de Jesus: E eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre: o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós os conheceis, porque habita convosco e estará em vós! (...) Mas aquele Consolador - o Espírito Santo – que o Pai enviará em nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito!

Pela Doutrina do Amanhecer, aprendemos a manipular as forças que nos competem, agindo na Lei do Auxílio em benefício de nossos irmãos encarnados e desencarnados, aliviando nosso carma pela Lei de Causa e Efeito, em busca do conhecimento e aprimoramento de nossa conduta doutrinária.

E tudo isso devemos à nossa querida Mãe Clarividente, que representa, para nós, aquele ESPÍRITO DA VERDADE, porque nos trouxe uma nova esperança, através desta Doutrina que nos libertou de dogmas religiosos e superstições, fazendo, em nossas mentes, a substituição de velhos ensinamentos, que exigiam a fé cega e desprezavam a razão, por noções simples e claras, com bases científicas, com idéias diretas e profundas que nos permitem entender o Universo e conciliando a Fé e a Ciência que nos impulsam para a Nova Era.

Em mensagem de 9 de abril de 1978, Tia Neiva nos disse: “... É somente pela força do Jaguar, nesta Doutrina do Amanhecer, e na dedicação constante de nossas vidas, por amor, que podemos manipular as energias e transformar o ódio, a calúnia e a inveja em amor e humildade, nos corações que, doentes de espírito, permanecem no erro. Quantos se perdem por falta de conhecimento e por não terem a sua lei. Nós temos a nossa Lei, que é o amor e o espírito da verdade! Vamos amar, e na simplicidade de nosso coração, distribuir tudo o que recebermos, na Lei do Auxílio, aos nossos semelhantes...”

Fazemos aqui apenas este registro singelo, como uma pequena homenagem a este grandioso espírito, recordando algumas palavras marcantes de nossa querida Mãe:

*

DEIXE QUE A LUMINOSIDADE DIVINA ILUMINE O TEU SER!... FECHE OS OLHOS FÍSICOS E ABRA OS OLHOS DO ESPÍRITO, PARA QUE JESUS POSSA ENTRAR...
*

SOMENTE O AMOR NOS GUIA E NOS TESTA A TODOS OS INSTANTES DE NOSSAS VIDAS CÁRMICAS.
*

MUNDO É UM HOSPITAL ONDE A CURA É A PRÓPRIA DESOBSESSÃO.
*

DECEPCIONAR OS OUTROS É O MESMO QUE ASSASSINAR, MATAR AS ILUSÕES, OS SENTIMENTOS DOS QUE ACREDITAM EM NÓS!
*

QUANDO CHEGO NO TEMPLO OU NAS HORAS DE TRABALHO, ESQUEÇO DE NEIVA E PASSO A VIVER SOMENTE TIA NEIVA.
*

SER HONESTO EM TODOS OS SENTIDOS! NÃO SE ESQUEÇA DE QUE, POR MAIS ESCONDIDO QUE ESTEJA, A SUA SOMBRA PODERÁ SER VISTA!...
*

A NOSSA RESPONSABILIDADE É GRANDE DEMAIS PELO COMPROMISSO QUE ASSUMIMOS, NOS PLANOS ESPIRITUAIS, PARA SERMOS O SOCORRO FINAL NESTA NOVA ERA.
*

NÃO SOMOS POLÍTICOS. PORÉM, TEMOS COMO OBRIGAÇÃO OBEDECER ÀS LEIS E CUMPRIR COM DIGNIDADE O QUE NOS REGEM OS GOVERNANTES DE NOSSA NAÇÃO.
*

JUNTO A MIM, NA LONGA ESTRADA, EM DIREÇÃO À PORTA ESTREITA, ESTÁ COMIGO O DOUTRINADOR!
*

TODOS NÓS TEMOS UM AMOR, UM GRANDE AMOR NA NOSSA VIDA, QUE DIZ SER A NOSSA ALMA GÊMEA!
*

QUANDO ESTAMOS EM PAZ COM A GENTE MESMO, NADA NOS ATINGE.
*

VAMOS EQUILIBRAR OS TRÊS REINOS DE NOSSA NATUREZA E PAGAR COM AMOR O QUE DESTRUÍMOS POR NÃO SABER AMAR...
*

QUANTO MAIOR FOR O CONHECIMENTO DENTRO DA CONDUTA DOUTRINÁRIA, QUANTO MAIS PARTICIPAREM DOS TRABALHOS NO TEMPLO, MAIS CONFIANÇA VÃO ADQUIRINDO E, ASSIM, A INSEGURANÇA VAI ACABANDO.
*

DEVE SER EVITADO O EXCESSO DE CONFIANÇA, PENSANDO QUE NADA MAIS TEM A APRENDER, E CAIR NO FEIO ABISMO DA VAIDADE!
*

VAMOS, MESMO QUE COM ESFORÇO, NOS TORNAR PRESTATIVOS, CUIDANDO DE TUDO E DE TODOS COM ATENÇÃO E CARINHO, FAZENDO COM QUE AS PESSOAS SE SINTAM BEM COM NOSSA PRESENÇA.
*

A LÍNGUA É O CHICOTE DO CORPO!
*

REMONTAMOS SÉCULOS, ATINGINDO NOSSOS ENSINAMENTOS E NOSSAS HERANÇAS TRANSCENDENTAIS, PORQUE SABEMOS QUE TUDO VIBRA E IRRADIA NESTE UNIVERSO, ONDE TUDO É FORÇA, É LUZ, É VIDA!...
*

NÃO DÊ OUVIDOS A INTRIGAS NEM A CALÚNIAS. SÓ A ÁRVORE QUE DÁ BONS FRUTOS É APEDREJADA POR AQUELES QUE NÃO ALCANÇAM SEUS FRUTOS. A ÁRVORE QUE NÃO DÁ BONS FRUTOS, NINGUÉM DÁ IMPORTÂNCIA A ELA...
*

PRECISAS DISTINGUIR ENTRE O VERDADEIRO E O FALSO. DEVES APRENDER A SER VERDADEIRO EM TUDO: PENSAMENTOS, PALAVRAS E AÇÕES.
*

PRINCÍPIO SUPERIOR DE TODOS OS MISSIONÁRIOS É O TRABALHO.
*

EQUILÍBRIO MORAL É O PRINCÍPIO E O PODER DE TODAS AS COISAS.
*

PROCURE O LADO BOM DA VIDA. SEJA OTIMISTA, PROCURE SUBIR E ESPERE SEMPRE O MELHOR. COM O CORAÇÃO ESPERANÇOSO, TEREMOS TODAS AS COISAS

NOBRES QUE DESEJAMOS.
*

Dinah da Silva
1ª Dharman Oxinto
Trino Tumuchy, Mestre Mário Sassi
Texto: Trino Tumarã, Mestre José Carlos



Mário Sassi nasceu a 29 de novembro de 1921, à Rua do Oriente, 96, no bairro do Brás, em São Paulo, Capital, num ambiente social de negociantes judeus.

De família pobre e simples, pais desajustados, vivendo em ‘cortiço’, como eram conhecidas as ‘favelas’ de então, passou por muitas necessidades, sofrendo imenso por não ter oportunidades de desenvolver seus cabedais intelectuais.

Essas dificuldades passadas na fase inicial de sua reencarnação foram importantes para a sua jornada junto a Tia Neiva, quando ingressou na Doutrina do Amanhecer.

Fez o curso de madureza em 1945, na Escola Dr. Souza Diniz, da Praça da Sé, e no ano seguinte, conseguiu um diploma de ginásio em Jacarezinho, Norte do Paraná. Depois, na Vila Mariana, cidade de São Paulo, cursou o Científico.

Estudou Filosofia e Ciências Sociais na Universidade de São Paulo. Freqüentou cursos de Psicologia, Relações Públicas, Jornalismo e até de Anatomia.

Curtiu situações angustiantes durante a juventude, porque seus pais eram de condições modestas, e seu espírito ansiava por amplos e profundos conhecimentos filosóficos e científicos. Entusiasmou-se pelos movimentos leigos da Igreja, foi líder da Juventude Operária Católica - JOC, entretanto, nunca se sentia firme na fé separada da razão.

Ávido de palmilhar caminhos não batidos, transferiu-se para Brasília em 1962, quando o País experimentava diversificadas efervescências sóciopolíticas. Sob as graças do etnólogo e porta-voz do governo Goulart, Professor Darcy Ribeiro, tornou-se assessor de Relações Públicas da novel Universidade de Brasília, matriculando-se ali na condição de aluno de Ciências Sociais, vivendo momentos de realização intelectual, até que, com a Revolução de Março de 1964, passou, como a maioria dos universitários, a ser visado pelo novo regime implantado no Brasil.

Nessas circunstâncias adversas, insatisfeito e sentindo-se irrealizado no contexto da fé católica que, a seu ver, não lhe oferecia oportunidades de alargar-se em suas aspirações espirituais e sociais, entrou casualmente em contato com Tia Neiva, em 1965, quando ela entrava no sétimo ano de suas manifestações mediúnicas.

Neiva entrava nos quarenta anos de vida, e Mário, nos quarenta e quatro. O espírito perfeccionista de Sassi estava à procura de uma mulher ideal que o completasse em suas aspirações intelectuais.

Tia Neiva iria domar e dominar esta personalidade máscula, fazendo-o assumir sua transcendental missão de divulgação para o mundo da nova Doutrina do Amanhecer.

Cumpria-se, assim, um reencontro de determinação cármica, e Tia Neiva preparou cuidadosamente a jornada de Mário Sassi na Doutrina, principalmente sua adaptação ao novo sistema de vida, bem diferente daquele ao qual ele já se havia acomodado.

Desconforto, privações, enfim, dificuldades de toda ordem que seriam um desafio para aquele intelectual que se engajava no grupo de missionários de pequeno nível cultural, fazendo-o reviver sua infância difícil.
FALANGE MISSIONÁRIA GREGAS



FALANGE MISSIONÁRIA
GREGAS

Conduzida pela Guia Missionária Abariana Verde - a Grande Kaly - a falange de Gregas foi organizada para jovens de 12 aos 18 anos, mas, hoje, recebe componentes de qualquer idade. À época de Pitya, em Delfos, as Gregas eram meninas e adolescentes que a pitonisa incumbiu de recolher as armas dos guerreiros mortos ou feridos, para serem consagradas no Templo de Apolo. Ficavam de honra e guarda nos grandes rituais, sempre portando suas lanças. A missionária Grega conduz sua lança em posição vertical, na mão esquerda, com a finalidade de desintegrar correntes negativas. Não deve soltar a lança e nem colocá-la junto a si, apoiando-a no ombro. A Grega Sol, ao fazer uma elevação, levanta sua mão esquerda um pouco, de modo que a lança se erga a cerca de um palmo do chão, e ergue sua mão direita. Assim, também, todas fazem quando emitem a Prece de Simiromba. A Grega só se separa de sua lança nos trabalhos de Randy, Cura, Indução e Junção, quando usa lanças próprias de cada setor; para a Bênção de Pai Seta Branca, quando a Grega Lua vai receber o Pai, dispensa a lança. Também, ao entrar na cassandra, a Grega deixa sua lança bem apoiada, em posição vertical, do lado de fora. A Princesa Kaly tem um albergue nos planos espirituais, de onde sai com muitas companheiras - o Povo das Kalys, espíritos de elevada estatura -, armadas com suas lanças etéricas, penetrando nas densas matas e terríveis pântanos, onde acodem espíritos perdidos e os livram dos bandidos do espaço, com a ajuda dos Cavaleiros de Oxosse. Muito altas, intimidam os espíritos de luz, aprisionando-os numa barreira formada pelas lanças etéricas. Quando se manifestam no plano físico, as Kalys trazem as forças dos mares, da brisa marinha e dos ventos. A Primeira Grega é a Ninfa Lua Abadia, tendo como Adjunto de Apoio o Comandante Adjunto Ravance, Mestre Antônio Pereira (Tichico), sendo seus prefixos Kaly e Kaly-Ra.Visando dirimir dúvidas e adequar o ingresso e a participação das ninfas nas falanges, bem como as suas atribuições, os Trinos Presidentes Triada, em reunião realizada com os Mestres Devas (Alufã, Adejã e Umaray), no dia 3.10.98, decidiram que a partir desta data deveriam ser observados os seguintes procedimentos (Orientações às Falanges Missionárias N.º 1):1. Fica limitada a 12 anos a idade mínima e a 18 anos a idade máxima para os jovens ingressarem nas falanges de Nityamas/Nityamas Madruchas, Gregas, Mayas, Magos e Príncipes Mayas. Os referidos mestres e ninfas poderão pertencer às respectivas falanges por tempo indeterminado, ou seja, não haverá idade limite para deixarem as suas falanges. A partir dos 16 anos de idade, o jovem que não desejar participar de uma das falanges citadas poderá escolher outra falange missionária de sua afinidade; (...) 3. A emissão reduzida (provisória) deverá ser utilizada pelas Nityamas. Gregas, Mayas, Magos e Príncipes, não centuriões, exclusivamente para acender a Chama da Vida no Turigano, quando da Entrega das Energias. Frisamos que não poderá ser utilizada nos trabalhos de Abatá, Alabá, Quadrantes, Anodização, Sandays etc.; 4. Nos Trabalhos de Julgamento e Aramê a corte de Nityamas, Gregas, Mayas, Magos e Príncipes deverá ser liberada logo após conduzirem a representante da Condessa Natarry ao seu posto. Não deverão permanecer no Turigano até a incorporação de Pai João de Enoque ou o término do Aramê. Após apagarem a Chama da Vida, o Mago e a Nityama escalados deverão ser liberados; (...) 8. A ninfa somente deverá participar de uma falange missionária quando receber a sua Consagração de Centúria, com exceção do ingresso nas falanges de Nityamas, Gregas, Mayas, Magos e Príncipes. Contudo, se desejar, está liberada a fazer a sua consagração com a indumentária da falange; (...) 10. Na Consagração de Falange Missionária, no Dia do Doutrinador (1º de Maio), nas cortes da Consagração dos Adjuntos, somente poderão participar as missionárias(os) com as suas respectivas indumentárias. Não deverão participar de uniforme de Jaguar, branco ou qualquer outra indumentária; (...) 15. A partir desta data, a emissão de todas as missionárias(os) deverá ser entregue pelo Castelo dos Devas, com a apresentação, por escrito, da Primeira ou Primeiro da falange, conforme modelo padronizado pelos Devas, exceto as emissões das ninfas e mestres das falanges de Nityama, Grega, Maya, Mago e Príncipe, não Centuriões, as quais devem ser entregues pela Primeira ou Primeiro após uma avaliação para acender a Chama da Vida.

CANTO DAS GREGAS:

Ó, DEUS APOLO, UNIFICADO EM CRISTO JESUS! AQUI ME TENS, FIRME AO CAVALEIRO VERMELHO, QUE AINDA REPOUSA SOB AS NUVENS LUMINOSAS DE ATENAS, PORÉM JÁ UNIFICADO EM DEUS PAI TODO PODEROSO. TRAGO A FORÇA DA GUIA MISSIONÁRIA ABARIANA VERDE, A GRANDE KALI, QUE VIU OS PODERES DE POLICENA SOBRA AS ONDAS GRANDES DOS MARES. TUDO, TUDO NOS PERTENCE NA GUARDA DESTE TRABALHO! SIMIROMBA DE DEUS, O NOSSO PAI, VEM TRAZER A BOA SORTE AOS NOSSOS IRMÃOS. PARTO COM - O - EM CRISTO JESUS. SALVE DEUS!

“As Gregas são as helênicas. Sua permanente lança na mão simboliza a muralha ou paredão que fizeram ao defender, por mais de uma vez, Helena de Tróia. E muitas morreram pelo seu amor.” (Tia Neiva, s/d)
HISTÓRIA DA MADALENA



Madalena de Cássia

A Falange Madalena de Cássia tem como Guia Missionária Madalena de Cássia que, segundo Tia Neiva, é a Missionária mais próxima de Jesus. A sua Falange, no plano superior, trabalha nas filas magnéticas em prol de todos os necessitados.

A Primeira Madalena é a Ninfa Lua Maria Dutra Barreto, tendo como função especifica a participação no Turigano e nos casamentos, trabalhando sob a projeção das Missionárias do Espaço que formam a Falange da Guia Missionária Madalena de Cássia, a Missionária mais próxima de Jesus, para ajuda nas filas magnéticas àqueles que necessitam das energias curadoras e desobsessivas. Essa Falange surgiu na Europa, na Idade Média, como freiras que, nos conventos, auxiliavam aquelas fidalgas que buscavam proteção contra a prepotência de seus preceptores, fugindo de casamentos não desejados ou de alianças desastrosas.

Essa Falange tem como função específica a participação nos trabalhos de Turigano e Casamentos, porém ela pode ser solicitada pelos mestres comandantes para participar de vários outros trabalhos, tais como: Cruz do Caminho; Abatá da Missionária; Leito Magnético; Estrela Sublimação; Estrela da Missionária. Estrela da Falange Madalena de Cássia, juntamente com o Adjunto Cayrã – Mestre Antônio Carlos – e realizada no último domingo de cada mês.

O adjunto de Apoio da Falange é Adjunto Arqueiro o querido Mestre Vladimir que dá todo apoio a mesma, com a força e luz que recebe do grandioso Ministro Arqueiro, que nos rege nessa longa caminhada.

A primeira Madalena Ninfa Lua Maria Dutra Barreto é a coordenadora da Falange. Ela recebeu essa missão das mãos de Tia Neiva com a indicação de Pai Seta Branca, e procura cumpri-la com muito amor e dedicação.

A segunda Madalena Ninfa Lua Idália Dias Custódio também foi escolhida por Tia Neiva para essa missão. É uma missionária muito atuante e está sempre pronta para colaborar com a Falange. Ambas, juntamente com todas as outras missionárias da Falange. Procuram, com trabalho, amor incondicional e dedicação, dar o melhor de si em prol da evolução espiritual de todos que dessa Falange necessitar.
HISTÓRIA DA SAMARITANA




Mãe Samara
No curso da Verdade proporcionada por nossa Doutrina, muitas vozes dos Planos Superiores se uniram em torno do propósito de Pai Seta Branca e de Mãe Yara, deixando através de nossa Mãe e Mentora Tia Neiva, muitos esclarecimentos fundamentais, e a Clarividente sobre isso confirmou:

“Tudo que o homem possui é a sua própria alma, portanto, vamos ilustrá-la...”.

Da mesma maneira que a nossa geração (Jaguares), está formando através do Doutrinador e do Apará – Mestre Sol e Mestre Lua, o Oráculo do Amanhecer ou Oráculo do Jaguar, assistidos do Plano Espiritual em sintonia mais direta e próxima, por aqueles que conseguiram na Cachoeira do Jaguar, formar o Adjunto de Jurema e se libertarem de seus Carmas... Aqueles entre nós que conseguirem sucesso na jornada irão substituir o ciclo de funções hoje ocupado por nossosMentores e Guias, que irão para um outro ciclo...Aqueles então, entre nós que conseguirem a graça da libertação, se unirão a outros demais com a responsabilidade de assistirem os que na Terra ficarem.

Heranças conquistadas, manipuladas, transferidas...

No passado, funções desempenhadas por mulheres, de importância fundamental em vários meios, sobretudo com reflexos sacerdotais, místicos, etc. - Em cada tempo, continentes, nações, cidades (África, Índia, Tróia, Egito, Grécia, Roma...), resultaram na formação de heranças, propósitos, afinidades e responsabilidades, que se transportam no tempo facultando bases a novas manifestações, resultando de maneira singular, na presença, aqui no Vale, das nossas Falanges Missionárias.­

Cada uma representando páginas do passado, atribuições específicas, histórias únicas, regidas por aqueles e aquelas que um dia aqui estiveram, e já conseguiram a reintegração à plena realidade espiritual, hoje assistindo aos que ainda precisaram voltar, às margens do III Milênio, unificados neste Amanhecer, nas Linhas do Amor e do Perdão do Grande MESTRE JESUS.

Nas linhas que se seguem, narramos o encontro de uma SAMARITANA com JESUS, extraídas do Evangelho do Apóstolo João, que consagrou no tempo, para a Eternidade do Espírito, entre outras situações que resultaram no futuro, na formação da Herança que resultou na Falange de SAMARITANAS.

JOÃO 4

“... E era necessário atravessar a província de Samaria. Chegou, pois, a urna cidade Samaritana, chamada Sicar... Estava ali a Fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se JESUS junto à fonte, por volta da hora sexta. Nisto veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe JESUS:

– DÁ-ME DE BEBER. Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. Então Lhe disse a mulher samaritana:

* COMO, SENDO TU JUDEU, PEDES DE BEBER A MIM QUE SOU MULHER SAMARITANA (porque os Judeus Não se davam com os samaritanos)? Replicou JESUS:
* SE CONHECERAS O DOM DE DEUS E QUEM É O QUE TE PEDE: DAÍ-ME DE BEBER, TU LHE PEDIRIAS, E ELE TE DARIA ÁGUA VIVA. Respondeu-Lhe ela:
* SENHOR? TU NÃO TENS COM QUE ATIRAR, E O POÇO É FUNDO; ONDE, POIS, TENS A ÁGUA VIVA?... Afirmou-lhe JESUS:
* QUEM BEBER DESTA ÁGUA VOLTARÁ A TER SEDE; AQUELE, PORÉM, QUE BEBER DA ÁGUA QUE EU LHE DER, NÃO MAIS TERÁ SEDE ETERNAMENTE; PELO CONTRÁRIO, A ÁGUA QUE EU LHE DER SERÁ NELE UMA FONTE A JORRAR PARA A VIDA ETERNA...

ABAIXO OUTRO EPISÓSIO, NARRADO POR MÃE YARA, NUMA REUNIÃO COM TIA NEIVA, JUSTAMENTE PARA SAMARITANAS, NO PÁTIO DA LOJINHA, EM 24 DE AGOSTO DE 1980, ASSIM REGISTRADO EM FITA K7:

“... De forma que me dá um prazer muito grande, de ter essas Falanges tão organizadas, e que enfrentaram as piores situações possíveis. Pois, foram as Nityamas e as Samaritanas. Com todo respeito às outras Falanges, mas, Nityamas, Magos e Samaritanas, foram quem enfrentou mesmo este mestrado e, toda a minha vida eu digo sempre isso. As Samaritanas, as Nityamas, no espaço, são as Araganas que limpam os caminhos, que limpam os caminhos dos Cavaleiros, entendeu?

...Entendeu? Elas são as Araganas que limpam os caminhos das Legiões, dos Mestres; é uma Falange lindíssima...

As Samaritanas ficam em determinados lugares, porque aqueles Cavaleiros vão penetrando naquelas cavernas, com aquelas redes magnéticas, como vocês viram, e muitas vezes vai faltando energia, eles ficam sem energia, igual a um homem quando trabalha aqui, e elas, elas são que estão ali, sempre com aqueles, aqueles... aquele aparelho que, coloca, que eles voltam as forças, a energia; alimentação... a Água Viva. Elas estão sempre, porque foram elas, foram elas que enfrentaram os soldados Romanos, entendeu? As Samaritanas, elas enfrentaram os soldados Romanos. Já contei pra vocês, e vou dizer mais uma vez:

Quando JESUS chegou no cais em Roma, Ele tinha muita sede e pediu água a um cidadão que estava assim e, um soldado foi e bateu no cidadão e jogou a água fora.

E ai, Samaritanas estavam ali no poço, que vinham da Samaria, algumas mulheres; elas não tiveram medo do Soldado. Encheram uma Ânfora e deram a JESUS pra tomar...

JESUS então perguntou à Samaritana:

* ENTÃO MULHER, NÃO TENS MEDO DO SOLDADO ROMANO? E ela Lhe disse:
* NÃO, SENHOR! ACREDITAMOS EM TI...

Salve Deus!
Doutrinador do Vale do Amanhecer



Na nossa Doutrina, o médium que é consciente, vigilante e racional, sem incorporar, é denominado DOUTRINADOR.
Sua fita tem o símbolo – a cruz , seu colete e sua capa têm a cruz nas costas e, no escudo, existe um sinal de divisão que indica a sua capacidade de separar objetivamente os planos vibracionais, distinguindo o que é da Terra e o que é do Céu. Sua mediunidade funciona com base no sistema nervoso central ativo, onde a vontade e a consciência predominam, assumindo o comando de seu sistema neurovegetativo. O Doutrinador corretamente mediunizado se liga a seus Mentores e se torna receptivo dessas forças superiores, tornando-se pólo emissor de energias positivas, vibrações que podem ser transmitidas por suas palavras, pela aplicação das mãos, pelo olhar e até mesmo pelo simples pensamento direcionado. Diferente do doutrinador de outras correntes espiritualistas, o Doutrinador do Amanhecer tem seu plexo iniciático preparado pelo trabalho de Koatay 108, que buscou dar com sua atuação, a base científica do mediunismo utilizado em nossa Corrente. Assim, cabe ao Doutrinador, entre outras, as principais funções: estudar, apreender, interpretar e conceituar a Doutrina do Amanhecer; ter a responsabilidade de ser instrutor dos médiuns em desenvolvimento; dar assistência e manter o controle de todo e qualquer trabalho de incorporação, aprendendo a conhecer as entidades e agindo conforme a natureza daquele espírito que se apresenta; conhecer todas as Leis, sabendo abrir e encerrar os trabalhos, bem como ter capacidade para comandá-los; aplicar corretamente o passe magnético nos Aparás, após a incorporação, e nos pacientes; buscar manter o equilíbrio e a harmonia em seu redor, porque sabe que, com seu potencial mediúnico, tem condições para controlar um ambiente sem a necessidade de qualquer gesto. Uma das características da civilização atual é a confusão entre os planos vibracionais tão diferentes: o plano transitório da alma, que é produzida, como o corpo, a cada encarnação, e o plano transcendental do espírito, que é sempre o mesmo. Cada um desses planos se manifesta em nosso campo consciencional de modos totalmente diferentes, e o Doutrinador sabe como agir e interagir de forma objetiva em cada plano, fazendo disto a base de sua missão, isto é, transformando sua personalidade num instrumento de ação do seu espírito, de sua individualidade, exercendo plenamente suas funções mediúnicas, que visam a ligação dos Planos Superiores com a Terra. Quando falamos da Doutrina do Amanhecer vimos que ela se dedica à prática dos aspectos objetivos do Sistema Crístico, ligando seus campos vibracionais aos planos da Terra.
Essa é a função do Doutrinador: agir dentro das Leis Crísticas para fazer funcionar o Sistema Crístico na Terra. Mesmo que tenha dificuldades para ler estas Leis nos Evangelhos, aprenderá através de sua mediunidade. Neste ponto reside toda a trajetória do médium Doutrinador. Se ele se dispuser a ser apenas um medianeiro, um intermediário de um Sistema vivo e atuante, exercendo plenamente o amor, a tolerância e a humildade, certamente se tornará um Doutrinador propriamente dito. Mas, se quiser apenas manter-se no plano de sua personalidade, preso a conceitos e preconceitos, submisso aos anseios da alma e do corpo, não será, jamais, um Doutrinador - apenas um médium desperdiçado. O Doutrinador não tem outra escola que não seja a própria vida, suas lições pacientemente aprendidas no Templo, no lar, em seu local de trabalho material, na rua, enfim, onde estiver, aprendendo a aplicar o Sistema Crístico corretamente em cada acontecimento, o que significa decidir sobre a forma, a intensidade e a duração dessa aplicação. Por isso é preciso que esteja, permanentemente, alerta e receptivo. Alerta para poder perceber cada detalhe do fato, e receptivo para poder receber a orientação de seu próprio espírito. O Doutrinador não corre atrás da Doutrina. Atento, deixa que a Doutrina chegue até ele. Estabelece seu próprio programa, de forma a não conflitar com o seu padrão de vida, sua cultura e sua disponibilidade, e aprimora sua técnica, isto é, sua maneira de fazer as coisas. O Doutrinador é o guardião do Apará, e por isso a sua responsabilidade é enorme no que diz respeito a mistificações e mensagens com interferências de Espíritos de luz. Deve aprender a conhecer muito bem as incorporações, pois há inúmeros casos de Espíritos das Trevas que incorporam sem os sinais do sofredor (enrijecimento muscular, contração das mãos, etc.).Deve saber lidar com as diversas classes de sofredores e obsessores, buscando aplicar sua doutrina corretamente, com amor e propriedade. A Doutrina do Amanhecer é uma Ciência, por isso é necessário que sejam aprendidas suas técnicas de trabalho. Nos menores gestos, desde o seu comportamento no Templo até na aplicação de chaves, passes magnéticos, enfim, em toda sua atividade nos trabalhos e rituais, está envolvida uma refinada técnica, que deve ser bem compreendida e aplicada pelo Doutrinador, para que seja eficaz e eficiente sua participação e, com isso, se sinta cada vez mais seguro.

Mensagem da TIA Neiva


Filhos,
Salve Deus!

Meu filho Jaguar, Salve Deus!

Nossa vida é uma grande jornada, onde as dificuldades constantemente nos abalam.

Filho, continue a lutar, porque só cai aquele que não esta seguro em si mesmo. Continue, Filho, a lutar, certo de uma coisa, só são derrotados os que acreditam na derrota.

Conserve a sua liberdade, respeitando a liberdade dos outros. Não se esqueças, também, que você é o seu maior valor, a sua maior fortuna. Se você estiver preso por pensamentos nagativos, de nada valerá toda a riqueza do mundo, toda felicidade possível...
Pai Seta Branca e Mãe Yara



Pai Seta Branca é um dos nomes recebidos pelo luminoso espírito de Oxalá, Orixá poderoso que preside todo o desenvolvimento cármico do nosso planeta, a quem foi dada a missão de espiritualizar o Homem. É o grandioso guardião do Oráculo de Simiromba, que administra todo o potencial de forças que agem e interagem na Terra. SIMIROMBA significa, em nossa Corrente, “Raízes do Céu”, e Pai Seta Branca é o Simiromba de Deus! De seu Oráculo, Simiromba realiza toda a grandeza presente em nossos trabalhos. Chegando aqui, liderando a missão dos Equitumans , quando ficou conhecido como Jaguar, e dos Tumuchy, Oxalá retornou no século XII, na Itália, como Francisco de Assis, junto com sua alma gêmea - Mãe Yara - como Clara de Assis, desenvolvendo magnífica obra dentro da Igreja Católica Apostólica Romana, criando a Ordem Franciscana, implantando as bases de sua Doutrina: Amor, Humildade e Tolerância, idéias das quais os Homens estavam afastados. Na época da conquista da América, no século XV, Oxalá era o grande cacique de uma tribo Inca, estabelecida em Machu-Pichu, tendo recebido o nome de Seta Branca por causa de sua lança armada com a presa de javali. Com as conquistas espanholas na região andina, houve uma ocasião em que os espanhóis chegaram nas proximidades daquela tribo, ameaçando-os. Seta Branca e seus oitocentos guerreiros aguardavam os invasores em um descampado. Quando estavam próximos para iniciar a batalha, Seta Branca começou a falar, ao mesmo tempo em que, com sua seta branca nas mãos, fazia como que uma oferenda aos céus. Sua voz ressoava por toda aquela região, gerando campo de forças que trouxe um clima de paz e tranqüilidade o qual influenciou todos aqueles corações. Guerreiros dos dois lados sentiram aquela emanação, e foram se ajoelhando. Seta Branca terminou sua invocação, trouxe sua seta até o plexo, e ficou em silêncio, de cabeça baixa, aguardando os acontecimentos. Os espanhóis foram se levantando e abandonando o campo, e retornaram para seus acampamentos, no oeste, sem qualquer confronto. Os Incas retornaram à sua cidade, sentindo o poder do amor sobre a força bruta. E ali viveram por muitos anos ainda, totalmente isolados. Esses espíritos retornaram no limiar do Terceiro Milênio, liderados por Oxalá, na roupagem de Pai Seta Branca, tendo como líder, no plano físico, Tia Neiva, que reuniu os Jaguares sob a Doutrina do Amanhecer. O aniversário natalício de Pai Seta Branca é reverenciado no dia 14 de fevereiro. Mensalmente, no primeiro domingo de cada mês, no Templo-Mãe, faz-se o ritual da Bênção de Pai Seta Branca, quando quatorze ninfas se revezam na incorporação do Pai, dando a bênção a centenas de pacientes e mestres, com a presença de Ministros que incorporam em Ajanãs. Nos Templos do Amanhecer, uma só ninfa – geralmente a Coordenadora – incorpora e dá mensagens e bênçãos de Pai Seta Branca, obedecendo ao ritual que se encontra no Livro de Leis. Todos os anos, a partir de 1971, Pai Seta Branca se dirige a seus filhos Jaguares através de mensagens que são pronunciadas no Templo-Mãe, à meia-noite do dia 31 de dezembro. Até 1984, foi a comunicação feita por Koatay 108. Depois, uma ninfa passou a ser designada para isso.

Mãe Yara

“Mãe Yara é um grandioso espírito de Luz que teve importância fundamental desde as primeiras manifestações mediúnicas de Mamãe, e é a responsável pelo desenvolvimento dos Doutrinadores. Inicialmente, usava uma roupagem de uma encarnação milenar, na qual havia ficado paralítica. Apresentava-se em uma cadeira de rodas, como uma senhora de porte elegante, muito digna, que logo de início cativou Mamãe, inspirando a confiança, de que tanto necessitava, naqueles primeiros anos de compreensão dos fenômenos mediúnicos, que a levariam à descoberta de sua missão. Em seu conflito, Mamãe – que ainda não aceitava a vidência – passou a interessar-se pela linda senhora, a quem carinhosamente chamava de “Senhora do Espaço”. Estabelecido interesse, Mãe Yara passou a narrar uma das suas encarnações, com o nome de Adelina, passando grandes lições, que muito vieram contribuir em seu desenvolvimento mediúnico. Mais tarde, revelou que era alma gêmea do grande Cacique Tupinambá (Pai Seta Branca) e hoje, sem dúvidas, podemos considerá-la a “Madrinha do Doutrinador”.

“Calma, Neiva! Não se esqueça de que, na vida, quando você está esperando o Céu, a Terra está esperando por você. Sim, filha, antes de você subir ao Céu, terá que baixar na Terra. Não queira que as pessoas pensem como você. Seja imparcial no seu raciocínio e nada aceite sem entender. Não se esqueça de que ninguém possui a verdade total!” (Mãe Yara)
Reportagem sobre o desencarne de Tia Neiva

Tia Neiva



Neiva Chaves Zelaya(Propriá, 30 de outubro de 1925 — Brasília, 15 de Novembro de 1985), mais conhecida por Tia Neiva, foi uma auto-proclamada médium clarividente brasileira que fundou o Vale do Amanhecer, movimento que agrega elementos de várias religiões.
[editar] O início

Em 1949, com 22 anos e quatro filhos, Neiva ficou viúva e teve que buscar seu sustento. Começou sua vida profissional em Ceres, onde montou o Foto Neiva, tirando retratos e vendendo material fotográfico. Mas tarde comprou um caminhão e tirou habilitação profissional, a primeira concedida a uma mulher no Brasil[carece de fontes?], e começou a transportar cargas por todo o país.

Em 1957, fixou-se em Goiânia (Goiás), e passou a dirigir ônibus. Nesse mesmo ano, com a oportunidade da construção da nova capital – Brasília -, Neiva mudou-se com a família para o Núcleo Bandeirante, ponto inicial das obras da nova cidade, trabalhando com caminhões na Novacap. Ainda com 32 anos teria começado a manifestar mediunidade.
[editar] Espiritualismo

Em 1958 deixou o Núcleo Bandeirante, onde começara sua missão espiritualista, e junto com seus filhos Gilberto, Carmem Lúcia, Vera Lúcia e Raul, e mais cinco famílias espiritualistas, fundou, em 8 de novembro de 1959, a União Espiritualista Seta Branca - UESB, na Serra do Ouro, próximo a Alexânia (GO).

No templo iniciático, pacientes eram atendidos pelos médiuns que ali residiam, em construções de madeira e palha. Tia Neiva mantinha ali, também, um hospital e um orfanato com cerca de oitenta crianças. Plantavam, faziam farinha para vender e pegavam fretes.

Em 9 de novembro de 1959, Tia Neiva ingressou na Alta Magia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em 1964 mudou-se para Taguatinga, onde funcionou a Ordem Espiritualista Cristã. Neste mesmo ano Tia Neiva foi internada por causa da tuberculose.

Após longa busca, Tia Neiva e seu grupo chegaram a Planaltina (Distrito Federal), em 9 de novembro de 1969, onde fundou o atual Vale do Amanhecer.

quarta-feira, 28 de abril de 2010


Vale do Amanhecer



O Vale do Amanhecer é uma doutrina espiritualista cristã, criada para abrigar a Doutrina do Amanhecer, fundada em 1959, pela médium clarividente Tia Neiva. A Doutrina do Amanhecer foi trazida, através da clarividente, pelo espírito de Francisco de Assis, conhecido nesta doutrina como "Pai Seta Branca", e por sua equipe espiritual, contendo elementos de várias outras religiões. A Doutrina do Amanhecer já conta com mais de 600 templos em todo o Brasil e em outros países.
[editar] História

O Vale do Amanhecer surgiu da visão de Neiva Chavez Zelaya, nascida em 30 de outubro de 1925 , na cidade de Propriá, Sergipe. Curiosamente, ela tinha em sua família padres e freiras. Ficou viúva aos 21 anos de idade. Aos 33 anos começou sua peregrinação em igrejas católicas e centros kardecistas, na procura de explicação para as visões que tinha.

Na Cidade Livre do Núcleo encontrou em um templo kardecistas uma senhora chamada Mãe Nenen, que a conduziu no caminho do espiritismo. Logo em seguida, entre as cidades goianas de Alexânia e Brasília, na década de cinqüenta, fundaram a "União Espiritualista Cristã Seta Branca" (UESB). Consistia em um núcleo populacional onde se mesclava tratamentos espirituais e físicos. Logo depois, as duas mudaram-se para Taguatinga e, em 9 de novembro de 1969, chegaram a um local nos arredores de Planaltina, onde fundaram o Vale do Amanhecer. Tia Neiva tinha, segundo os seus adeptos, a mediunidade de clarividência, ou seja a capacidade de visualizar vivências em vários planos simultaneamente. Tia Neiva faleceu em 15 de novembro de 1985.

Hoje o Vale do Amanhecer conta com mais de 600 templos em todo o Brasil e vários no exterior. É governado por um conselho de mestres chamados de "Trinos Presidente Triada".Hoje presidida pelo Trino Triada Ypoarã, Mestre Raul Zelaya, filho biológico de Tia Neiva. A doutrina do Amanhecer é uma doutrina baseada nos princípios crísticos e também na teoria da reencarnação. Como já dito, o templo matriz ou referência situa-se em Planaltina DF.

A Doutrina do Amanhecer,ou Corrente Indiana do Espaço,e Correntes Brancas do Oriente maior é uma reunião de várias origens de civilizações que existiram em nosso planeta.Dentre podermos citar as seguintes fontes:

Segundo ensinamento da Clarividente Neiva Chavez Zelaya, a Tia Neiva, há 32000 anos um grupo de seres oriundos de um planeta chamado Capela,tiveram a incumbência de colonizar a Terra. Quando aqui chegaram ,vieram munidos de todos requisitos necessário para tal missão,eram quase imortais,traziam toda uma cultura de seu Planeta Mãe. Quando aqui chegaram começou a miscigenação com os habitantes que aqui existiam. Tal situação foi dando as gerações futuras,as características terrenas e concomitante perdendo as suas características originais. Tal situação levou a falência de seu propósito original. O que resultou a erradicação desta civilização a qual seus habitantes eram chamados de Equitumans. Logo depois outra civilização viera com o mesmo propósito,eram chamados de Tumuchys,habitavam a Ilha da Páscoa no Pacífico. Esta ilha era chamada de Omeyocan. Os totens ou estátuas erigidas eram chamadas de Moais. Manipulam as energias do Sol e da lua ,num processo atômico não revelado pela Clarividente. Novamente houve a falência desta civilização. Logo depois habitaram o Egito,Macedonia,leste da Russia. Outro ponto de relevancia em que habitaram os Jaguares(Como são conhecido os mestres,ou médiuns da Doutrina do Amanhecer), foi Esparta e Atenas, onde num conflito épico da Cordilheira do Peloponeso se degladiaram por cinqüenta anos,na época do governo de Péricles. Logo depois reencarnam na Palestina e em Roma,como Pretorianos, Senadores, Gladiadores e Sacerdotes. Num salto no tempo habitam as Américas, precisamente nas imediações de Iucatã, como Maias, manipulavam as forças do sol e da lua, erigiam suas pirâmides e neste cultos, refizeram o contato novamente com os habitantes do então planeta Capela. Num incidente houve uma explosão nuclear de proporções gigantesca, na qual fizeram habitantes de Tikal, Mérida e cidades adjacentes abandonarem suas cidades. Voltam novamente nos períodos das Cruzadas, Idade Média, Revolução Francesa, Inquisição Portuguesa e Espanhola. Por fim ficam 100 anos no espaço sendo preparados para habitarem Brasil, Colônia e Império. Por fim habitam um local na Bahia num cidade chamada Abóboras e Angical. Assumem a roupagem de Escravos e Feitores. Nesta época estão encarnados os Pretos velhos hoje conhecidos como Pai João, Pai Zé Pedro e outros assim como Natacham (Tia Neiva) e nesta numa consagração crioula preconizam a criação do Doutrinador. Hoje mediunidade do médium que trabalha de olhos abertos, juntamente com o Apará, que trabalha de olhos fechados e é médium de incorporação. Finalmente em Propriá em 30 de outubro de 1925 nasce Neiva Chavez Zelaya. E em uma reunião na UESB(União Espiritualista Cristã Seta Branca), numa localidade entre Alexânia e Brasília é criado o Doutrinador no plano físico. Hoje a Doutrina do Amanhecer é presidida por um Doutrinador.